O que um bom sistema de gestão deve possuir?

GTijr
11 de abril de 2019

10min de leitura

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Um sistema de gestão da qualidade deve garantir que todos os processos da empresa sejam verificados para melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes.

Então, o que um sistema de gestão deve possuir para garantir a melhoria continua do processo de uma empresa?

  1. As informações documentadas requeridas pela Norma ISO 9001 – os documentosque a empresa precisa produzir para estar em conformidade com a ISO 9001:2015 são:
  • Escopo do SGQ;
  • Política da qualidade;
  • Objetivos da qualidade;
  • Critérios para avaliação e seleção de fornecedores;
  • Registros de monitoramento e medição de equipamento de calibração;
  • Registros de treinamento, habilidades, experiência e qualificações;
  • Registros de análise crítica de requisitos de produto/serviço;
  • Registro sobre análise crítica de saídas de projeto e desenvolvimento;
  • Registros sobre entradas de projeto e desenvolvimento;
  • Registros de controles de projeto e desenvolvimento;
  • Registros de saídas de projeto e desenvolvimento;
  • Registros de mudanças em projeto e desenvolvimento;
  • Características do produto a ser produzido e serviço a ser provido;
  • Registros sobre propriedade do cliente;
  • Registros de controle de mudança de produção/provisão de serviço;
  • Registro de não conformidade de produto/serviço com critérios de aceitação;
  • Registro de saídas não conformes;
  • Resultados de monitoramento e medição;
  • Programa de auditoria interna;
  • Resultados de auditorias internas;
  • Resultados de análises críticas da direção;
  • Resultados de ações corretivas;
  • Procedimento para determinar o contexto da organização e de partes interessadas;
  • Procedimento para tratar riscos e oportunidades;
  • Procedimento para competência, treinamento e conscientização;
  • Procedimento para manutenção de equipamento e equipamento de medição;
  • Procedimento para controle de documentos e registros;
  • Procedimento de vendas;
  • Procedimento para projeto e desenvolvimento;
  • Procedimento para produção e provisão de serviço;
  • Procedimento de armazenamento;
  • Procedimento para gestão de não conformidades e ações corretivas;
  • Procedimento para monitoramento da satisfação do cliente;
  • Procedimento para auditoria interna;
  • Procedimento para análise crítica pela direção.
  1. Informações documentadas determinadas pela própria organização são úteis para a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Como por exemplo:
  2. Porte da organização;
  3. Tipo de atividades;
  4. Processos;
  5. Produtos e serviços;
  6. Complexidade de processos e suas interações;
  7. Competência dos colaboradores.

Post publicado originalmente no link: https://www.consultoriaiso.org/15-perguntas-e-respostas-imperdiveis-sobre-a-iso-9001/

Um sistema de gestão da qualidade deve garantir que todos os processos da empresa sejam verificados para melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes.

Então, o que um sistema de gestão deve possuir para garantir a melhoria continua do processo de uma empresa?

  1. As informações documentadas requeridas pela Norma ISO 9001 – os documentosque a empresa precisa produzir para estar em conformidade com a ISO 9001:2015 são:
  • Escopo do SGQ;
  • Política da qualidade;
  • Objetivos da qualidade;
  • Critérios para avaliação e seleção de fornecedores;
  • Registros de monitoramento e medição de equipamento de calibração;
  • Registros de treinamento, habilidades, experiência e qualificações;
  • Registros de análise crítica de requisitos de produto/serviço;
  • Registro sobre análise crítica de saídas de projeto e desenvolvimento;
  • Registros sobre entradas de projeto e desenvolvimento;
  • Registros de controles de projeto e desenvolvimento;
  • Registros de saídas de projeto e desenvolvimento;
  • Registros de mudanças em projeto e desenvolvimento;
  • Características do produto a ser produzido e serviço a ser provido;
  • Registros sobre propriedade do cliente;
  • Registros de controle de mudança de produção/provisão de serviço;
  • Registro de não conformidade de produto/serviço com critérios de aceitação;
  • Registro de saídas não conformes;
  • Resultados de monitoramento e medição;
  • Programa de auditoria interna;
  • Resultados de auditorias internas;
  • Resultados de análises críticas da direção;
  • Resultados de ações corretivas;
  • Procedimento para determinar o contexto da organização e de partes interessadas;
  • Procedimento para tratar riscos e oportunidades;
  • Procedimento para competência, treinamento e conscientização;
  • Procedimento para manutenção de equipamento e equipamento de medição;
  • Procedimento para controle de documentos e registros;
  • Procedimento de vendas;
  • Procedimento para projeto e desenvolvimento;
  • Procedimento para produção e provisão de serviço;
  • Procedimento de armazenamento;
  • Procedimento para gestão de não conformidades e ações corretivas;
  • Procedimento para monitoramento da satisfação do cliente;
  • Procedimento para auditoria interna;
  • Procedimento para análise crítica pela direção.
  1. Informações documentadas determinadas pela própria organização são úteis para a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Como por exemplo:
  2. Porte da organização;
  3. Tipo de atividades;
  4. Processos;
  5. Produtos e serviços;
  6. Complexidade de processos e suas interações;
  7. Competência dos colaboradores.

Post publicado originalmente no link: https://www.consultoriaiso.org/15-perguntas-e-respostas-imperdiveis-sobre-a-iso-9001/

Um sistema de gestão da qualidade deve garantir que todos os processos da empresa sejam verificados para melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes.

Então, o que um sistema de gestão deve possuir para garantir a melhoria continua do processo de uma empresa?

  1. As informações documentadas requeridas pela Norma ISO 9001 – os documentosque a empresa precisa produzir para estar em conformidade com a ISO 9001:2015 são:
  • Escopo do SGQ;
  • Política da qualidade;
  • Objetivos da qualidade;
  • Critérios para avaliação e seleção de fornecedores;
  • Registros de monitoramento e medição de equipamento de calibração;
  • Registros de treinamento, habilidades, experiência e qualificações;
  • Registros de análise crítica de requisitos de produto/serviço;
  • Registro sobre análise crítica de saídas de projeto e desenvolvimento;
  • Registros sobre entradas de projeto e desenvolvimento;
  • Registros de controles de projeto e desenvolvimento;
  • Registros de saídas de projeto e desenvolvimento;
  • Registros de mudanças em projeto e desenvolvimento;
  • Características do produto a ser produzido e serviço a ser provido;
  • Registros sobre propriedade do cliente;
  • Registros de controle de mudança de produção/provisão de serviço;
  • Registro de não conformidade de produto/serviço com critérios de aceitação;
  • Registro de saídas não conformes;
  • Resultados de monitoramento e medição;
  • Programa de auditoria interna;
  • Resultados de auditorias internas;
  • Resultados de análises críticas da direção;
  • Resultados de ações corretivas;
  • Procedimento para determinar o contexto da organização e de partes interessadas;
  • Procedimento para tratar riscos e oportunidades;
  • Procedimento para competência, treinamento e conscientização;
  • Procedimento para manutenção de equipamento e equipamento de medição;
  • Procedimento para controle de documentos e registros;
  • Procedimento de vendas;
  • Procedimento para projeto e desenvolvimento;
  • Procedimento para produção e provisão de serviço;
  • Procedimento de armazenamento;
  • Procedimento para gestão de não conformidades e ações corretivas;
  • Procedimento para monitoramento da satisfação do cliente;
  • Procedimento para auditoria interna;
  • Procedimento para análise crítica pela direção.
  1. Informações documentadas determinadas pela própria organização são úteis para a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Como por exemplo:
  2. Porte da organização;
  3. Tipo de atividades;
  4. Processos;
  5. Produtos e serviços;
  6. Complexidade de processos e suas interações;
  7. Competência dos colaboradores.

Post publicado originalmente no link: https://www.consultoriaiso.org/15-perguntas-e-respostas-imperdiveis-sobre-a-iso-9001/

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