Um dos temas campeões de busca por brasileiros no Google nos últimos meses, a Inteligência Emocional vem ganhando destaque, na web e, principalmente, no mercado e não é por acaso. Estima-se que do uso orientado desse tipo de inteligência está diretamente ligado a alta performance, e esse já é um excelente motivo para investir no desenvolvimento da Inteligência Emocional agora!
A Inteligência Emocional está ligada, como o próprio nome diz, à capacidade de lidar com emoções de forma inteligente, ou seja, de compreender suas emoções e das de outros e usar esse conhecimento de forma estratégica para guiar ações.
Parece complicado, mas na prática as habilidades advindas tipo de inteligência podem e devem ser trabalhadas para direcionar a si mesmo e aos demais membros da sua equipe, por exemplo, para atingir maiores e melhores resultados. Afinal, as empresas são feitas de pessoas e estas, de sentimentos e outras competências subjetivas próprias.
Listamos aqui alguns bons motivos para começar a investir no desenvolvimento da Inteligência Emocional da sua equipe:
- Pessoas inteligentes emocionalmente estão mais aptas para lidar com situações de tensão e conflito: isso acontece porque conseguem controlar seus comportamentos e sentimentos e, por consequência, suas atitudes e, ainda, compreender o comportamento do outro.
- Profissionais com maiores níveis de Inteligência Emocional estão mais preparados para identificar metas e objetivos com foco em resultados: o autocontrole emocional, associado a esse tipo de inteligência, é essencial para estes momentos que exigem maior grau de envolvimento, atenção e dedicação.
- Pessoas com a Inteligência Emocional desenvolvida conseguem gerir relacionamentos com foco em soft skills: por meio da empatia, também bastante comum entre pessoas com Inteligência Emocional desenvolvida, são capazes de compreender melhor as habilidades e competências subjetivas do outro e, com isso, direcioná-las com foco em melhores resultados.
- Por desenvolverem autogestão, pessoas com bons níveis de Inteligência Emocional conseguem compreender e ter melhor consciência sobre competências que precisam ser desenvolvidas em si para alcançar melhores resultados.
- Equipes com pessoas emocionalmente inteligentes conseguem ter melhor interlocução, reduzindo as chances de erros na comunicação, com foco nos valores e propósitos aos quais estão envolvidos no ambiente da organização.
Diante de tantas vantagens, aproveite que ainda estamos no começo do ano e comece agora a desenvolver a SUA inteligência emocional e a estimular o mesmo entre os membros da SUA EQUIPE, com foco no planejamento e nos objetivos traçados por vocês e para vocês!