Um sistema de gestão da qualidade deve garantir que todos os processos da empresa sejam verificados para melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes.
Então, o que um sistema de gestão deve possuir para garantir a melhoria continua do processo de uma empresa?
- As informações documentadas requeridas pela Norma ISO 9001 – os documentosque a empresa precisa produzir para estar em conformidade com a ISO 9001:2015 são:
- Escopo do SGQ;
- Política da qualidade;
- Objetivos da qualidade;
- Critérios para avaliação e seleção de fornecedores;
- Registros de monitoramento e medição de equipamento de calibração;
- Registros de treinamento, habilidades, experiência e qualificações;
- Registros de análise crítica de requisitos de produto/serviço;
- Registro sobre análise crítica de saídas de projeto e desenvolvimento;
- Registros sobre entradas de projeto e desenvolvimento;
- Registros de controles de projeto e desenvolvimento;
- Registros de saídas de projeto e desenvolvimento;
- Registros de mudanças em projeto e desenvolvimento;
- Características do produto a ser produzido e serviço a ser provido;
- Registros sobre propriedade do cliente;
- Registros de controle de mudança de produção/provisão de serviço;
- Registro de não conformidade de produto/serviço com critérios de aceitação;
- Registro de saídas não conformes;
- Resultados de monitoramento e medição;
- Programa de auditoria interna;
- Resultados de auditorias internas;
- Resultados de análises críticas da direção;
- Resultados de ações corretivas;
- Procedimento para determinar o contexto da organização e de partes interessadas;
- Procedimento para tratar riscos e oportunidades;
- Procedimento para competência, treinamento e conscientização;
- Procedimento para manutenção de equipamento e equipamento de medição;
- Procedimento para controle de documentos e registros;
- Procedimento de vendas;
- Procedimento para projeto e desenvolvimento;
- Procedimento para produção e provisão de serviço;
- Procedimento de armazenamento;
- Procedimento para gestão de não conformidades e ações corretivas;
- Procedimento para monitoramento da satisfação do cliente;
- Procedimento para auditoria interna;
- Procedimento para análise crítica pela direção.
- Informações documentadas determinadas pela própria organização são úteis para a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Como por exemplo:
- Porte da organização;
- Tipo de atividades;
- Processos;
- Produtos e serviços;
- Complexidade de processos e suas interações;
- Competência dos colaboradores.
Post publicado originalmente no link: https://www.consultoriaiso.org/15-perguntas-e-respostas-imperdiveis-sobre-a-iso-9001/
Um sistema de gestão da qualidade deve garantir que todos os processos da empresa sejam verificados para melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes.
Então, o que um sistema de gestão deve possuir para garantir a melhoria continua do processo de uma empresa?
- As informações documentadas requeridas pela Norma ISO 9001 – os documentosque a empresa precisa produzir para estar em conformidade com a ISO 9001:2015 são:
- Escopo do SGQ;
- Política da qualidade;
- Objetivos da qualidade;
- Critérios para avaliação e seleção de fornecedores;
- Registros de monitoramento e medição de equipamento de calibração;
- Registros de treinamento, habilidades, experiência e qualificações;
- Registros de análise crítica de requisitos de produto/serviço;
- Registro sobre análise crítica de saídas de projeto e desenvolvimento;
- Registros sobre entradas de projeto e desenvolvimento;
- Registros de controles de projeto e desenvolvimento;
- Registros de saídas de projeto e desenvolvimento;
- Registros de mudanças em projeto e desenvolvimento;
- Características do produto a ser produzido e serviço a ser provido;
- Registros sobre propriedade do cliente;
- Registros de controle de mudança de produção/provisão de serviço;
- Registro de não conformidade de produto/serviço com critérios de aceitação;
- Registro de saídas não conformes;
- Resultados de monitoramento e medição;
- Programa de auditoria interna;
- Resultados de auditorias internas;
- Resultados de análises críticas da direção;
- Resultados de ações corretivas;
- Procedimento para determinar o contexto da organização e de partes interessadas;
- Procedimento para tratar riscos e oportunidades;
- Procedimento para competência, treinamento e conscientização;
- Procedimento para manutenção de equipamento e equipamento de medição;
- Procedimento para controle de documentos e registros;
- Procedimento de vendas;
- Procedimento para projeto e desenvolvimento;
- Procedimento para produção e provisão de serviço;
- Procedimento de armazenamento;
- Procedimento para gestão de não conformidades e ações corretivas;
- Procedimento para monitoramento da satisfação do cliente;
- Procedimento para auditoria interna;
- Procedimento para análise crítica pela direção.
- Informações documentadas determinadas pela própria organização são úteis para a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Como por exemplo:
- Porte da organização;
- Tipo de atividades;
- Processos;
- Produtos e serviços;
- Complexidade de processos e suas interações;
- Competência dos colaboradores.
Post publicado originalmente no link: https://www.consultoriaiso.org/15-perguntas-e-respostas-imperdiveis-sobre-a-iso-9001/
Um sistema de gestão da qualidade deve garantir que todos os processos da empresa sejam verificados para melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes.
Então, o que um sistema de gestão deve possuir para garantir a melhoria continua do processo de uma empresa?
- As informações documentadas requeridas pela Norma ISO 9001 – os documentosque a empresa precisa produzir para estar em conformidade com a ISO 9001:2015 são:
- Escopo do SGQ;
- Política da qualidade;
- Objetivos da qualidade;
- Critérios para avaliação e seleção de fornecedores;
- Registros de monitoramento e medição de equipamento de calibração;
- Registros de treinamento, habilidades, experiência e qualificações;
- Registros de análise crítica de requisitos de produto/serviço;
- Registro sobre análise crítica de saídas de projeto e desenvolvimento;
- Registros sobre entradas de projeto e desenvolvimento;
- Registros de controles de projeto e desenvolvimento;
- Registros de saídas de projeto e desenvolvimento;
- Registros de mudanças em projeto e desenvolvimento;
- Características do produto a ser produzido e serviço a ser provido;
- Registros sobre propriedade do cliente;
- Registros de controle de mudança de produção/provisão de serviço;
- Registro de não conformidade de produto/serviço com critérios de aceitação;
- Registro de saídas não conformes;
- Resultados de monitoramento e medição;
- Programa de auditoria interna;
- Resultados de auditorias internas;
- Resultados de análises críticas da direção;
- Resultados de ações corretivas;
- Procedimento para determinar o contexto da organização e de partes interessadas;
- Procedimento para tratar riscos e oportunidades;
- Procedimento para competência, treinamento e conscientização;
- Procedimento para manutenção de equipamento e equipamento de medição;
- Procedimento para controle de documentos e registros;
- Procedimento de vendas;
- Procedimento para projeto e desenvolvimento;
- Procedimento para produção e provisão de serviço;
- Procedimento de armazenamento;
- Procedimento para gestão de não conformidades e ações corretivas;
- Procedimento para monitoramento da satisfação do cliente;
- Procedimento para auditoria interna;
- Procedimento para análise crítica pela direção.
- Informações documentadas determinadas pela própria organização são úteis para a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Como por exemplo:
- Porte da organização;
- Tipo de atividades;
- Processos;
- Produtos e serviços;
- Complexidade de processos e suas interações;
- Competência dos colaboradores.
Post publicado originalmente no link: https://www.consultoriaiso.org/15-perguntas-e-respostas-imperdiveis-sobre-a-iso-9001/