As normas são ferramentas importantes para a inovação e o aumento da produtividade. Promovem o sucesso das organizações e facilitam o dia-a-dia de todos nós enquanto consumidores, tornando as nossas vidas mais seguras e saudáveis, pois temos a certeza que os produtos e serviços consumidos forma submetidos a intenso controle de qualidade.
A série de normas ISO, foram criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO), com o objetivo de melhorar a qualidade de produtos e serviços. A ISO, é uma das maiores organizações que desenvolve normas no mundo e edita Padrões (normas) desde 1947.
As normas cobrem vários assuntos, desde a construção aos softwares, da gestão ambiental à segurança da informação, de brinquedos a postos de combustível.
Seu principal objetivo é harmonizar práticas, de modo a que as pessoas tenham a mesma expectativa relativamente a um dado produto ou serviço, o que:
· Facilita as trocas comerciais, tanto nacionais como internacionais;
· Contribui para melhorar a estrutura da economia; e
· Reforça a proteção e a confiança dos consumidores, facilitando o seu dia-a-dia.
Estas normas, certificam produtos e serviços em várias organizações no mundo todo.
Essa normalização está baseada em um documento, que estabelecem requisitos para a implantação e gestão de um Sistema de Gestão da Qualidade.
As normas mais conhecidas são:
ISO 9000 – Sistema de Gestão da Qualidade (Fundamentos e Vocabulário) – Documento que contém todos os termos utilizados no sistema.
ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade (Requisitos) – estabelece os requisitos necessários para a implantação do SGQ.
ISO 9004 – Gestão para o Sucesso Sustentado de uma Organização (Uma abordagem de Gestão da Qualidade) – é um documento com instruções para gerir o Sistema de Gestão da Qualidade, após a certificação.
A norma ISO 9001 é a principal norma relacionada ao modelo de gestão da qualidade, também denominada de NORMA MÃE. Essa norma é utilizada por empresas que desejam implantar sistemas de gestão e serem certificadas por meio desse organismo internacional.
Ela foi criada, a partir de uma reunião internacional para a definição do conjunto de melhores práticas de qualidade, a serem adotadas com foco central na expectativa do cliente e demais partes interessadas da Organização.
A empresa que escolhe seguir esta norma, deverá alinhar o seu time, discutir metas, indicadores, papeis e responsabilidades. O processo de implantação pode gerar ansiedades e dificuldades no seu desenrolar, haja vista que mexe com a estrutura da empresa buscando alavancar os níveis de excelência.
Com vistas a garantir uma implantação segura e robusta alinhe-se com os melhores do Mercado, tenha ao seu lado o nosso time de consultores, capacitados nas diversas área do Sistema de Gestão e com amplo know-how no mercado.
Gostou? Compartilhe ou marque aqui um amigo(a) que precisa conhecer um pouco mais sobre normas de qualidade.